20 de junho de 2020

Irmãos, quero recordar o último encontro presencial da liderança do Ministério de Formação na data de 08 de Março de 2020. Logo após, entramos num período de isolamento social obrigatório, e junto a tantas incertezas e mudanças houve um silencio geral por parte da coordenação em todas as instâncias. Creio que foi um momento de reflexão com misto de angústias frente a pandemia, a guerra política e a confusão de informações que enfrentamos no país. Esse tempo estivemos amparados pela palavra de Isaías 30,15 que já nos alertava para esses dias: “Porque aqui está o que disse o
Senhor Deus, o Santo de Israel:
É na conversão e na calma que está a vossa salvação; é no repouso e na confiança que reside a vossa força.” Gostaria que retomassem esta palavra e refletissem no que o Senhor fala na sequência dela e julguem se não foi uma direção de Deus de como deveríamos viver este tempo! Foi o tempo de PARAR e tudo parou. Temos muito o que refletir sobre os tempos que estamos vivendo, pois mais que nunca cabe a nós cristãos saber fazer a leitura destes tempos para conduzirmos o povo a nós confiados, pois o povo se perde por falta de conhecimento.


Gostaria que recordassem também do levantamento que fizemos sobre os pontos fortes e os pontos fracos. Hoje mais que nunca temos os pontos fracos evidenciados quando diante desses decretos de pararmos tudo, e particularmente a formação do nosso povo, nós os deixamos expostos a todo ataque de informações e desinformações. Muitos conseguem entender que estamos vivendo os tempos maus previstos na Bíblia. O grave é que exatamente no momento de agir nós nos calamos. As pessoas irão em busca de informações que expliquem esses tempos e se deparam com tantas inverdades. O que mais tem na internet são explicações a respeito desses tempos. Falam do Anticristo, da China, do Comunismo, da Nova Ordem Mundial, da marca da Besta, dos dias de trevas, do Apocalipse, entre tantos outros temas parecidos, enquanto nós Católicos decidimos silenciar. Em todas as épocas homens de fé morreram combatendo as heresias, defendendo a fé. E nós o que fazemos?


Agora é o tempo de tratarmos com cautela e discernimento de assuntos pertinentes a esse tempo. Temos a obrigação de fazer uma leitura correta deste tempo a partir da 
Palavra de Deus, do Catecismo da Igreja Católica e das Mensagens de Nossa Senhora presente em suas aparições ao longo dos anos.


A Igreja é Mãe. E a Igreja tem uma Mãe que a conduz. Se olharmos com atenção suas mensagens veremos que ela tanto nos
alerta quanto nos ensina o que fazer para atravessarmos os tempos difíceis. Deus delegou essa função à Nossa Senhora e ela mesma diz: “E por fim, meu Imaculado Coração triunfará!”.

Em sua palavra Jesus fala das dez Virgens. Cinco delas prudentes e cinco insensatas. Com certeza as cinco prudentes fizeram uso dos meios certos e por isso estavam preparadas, levaram óleo de reserva para manter suas lâmpadas acesas. As outras cinco não tinham óleo suficiente, e foram surpreendidas. O noivo chega e leva consigo as que estavam
preparadas. Não podemos ser imprudentes. Estejamos preparados e vigilantes!


O Catecismo no número 675 fala:
“Antes do advento de Cristo, a Igreja deve passar por uma provação final que abalará a fé de muitos crentes.” Portanto, é tempo de fortalecermos a fé dos muitos irmãos a nós confiados e despertarmos a esperança à qual está vinculada a nossa fé.


Outra leitura que traz luz para esse tempo e é bem propícia para nós: “Quem é, pois, o servo fiel e prudente que o Senhor constituiu sobre os de sua família, para dar-lhe o alimento em tempo oportuno? Feliz aquele servo que o Senhor, ao chegar, encontrar assim ocupado.” (Mt. 24,45)


Não é tempo de formar, é tempo de pastorear! O papel do pastor é conduzir as ovelhas e alimentar o rebanho. Junto ao coordenador do Grupo de Oração os formadores poderão ajudar a conduzir o rebanho e alimentá-lo neste tempo para que ninguém se disperse e nem se perca. Deus tem um propósito para esse tempo, e tudo o que precisamos é obedecer ao direcionamento.


Não pode ser realizado nenhum tipo de formação on-line, a saber: Seminário de Vida no Espírito, Experiência de Oração, Aprofundamento de Dons, Módulo Básico, Formação Humana, Formação específica, e Formação de Perseverança. Contudo, consideramos de extrema importância utilizarmos alguns conteúdos das apostilas da Perseverança, a
saber: As práticas espirituais (Mod. 1), e o “Ofício especial de Maria nos últimos tempos.” (Mod. 2), assim como fazermos uma releitura da apostila Grupo de Oração para adaptá-lo aos meios tecnológicos, tendo o cuidado de preservar suas características e essência.


Esse pode ser o momento propício e oportuno para estruturar e fortalecer o Grupo de Perseverança, visto que é um dos três momentos que compõe um Grupo de Oração. Pode-se iniciar com o pastoreio dos servos seguindo a orientação de PASTOREIO dado pela Diocese.


Neste tempo irmãos, trabalhemos com afinco para que não falte o alimento certo que sustente as ovelhas do rebanho de Cristo. O alimento da verdadeira fé que não deve faltar na alma de todo Católico batizado no Espírito Santo, pedra viva que constitui o Corpo de Cristo!


Rita de Cássia
Coordenação Diocesana do Ministério de Formação