DIREÇÃO DIOCESANA | CARTA ABRIL 2017

Ministério de Comunicação Social | Data: 04/2017 às 12h30

Vemos, nessa passagem do Evangelho de São Mateus, que Jesus era um líder nato: Ele ensinou e preparou, com autoridade espiritual, os discípulos para a missão que teriam. E, enquanto os líderes do mundo veem apenas o visível, Jesus via o invisível, porque conhecia perfeitamente a Palavra de Deus e suas promessas, já que tinha uma relação de intimidade com o Pai.

Nós, que estamos por esse tempo como coordenadores de um Grupo de Oração, de um Ministério, de uma Região, de uma Diocese, somos chamados a trabalhar essa liderança, que está pautada na vontade de Deus e no maior modelo que temos, que é Jesus.     

Diante da importância do tema, nossa proposta é aproveitar as cartas mensais para promover reflexões sobre o assunto, a partir do livro “O líder carismático”, de Elvis Rodrigues, o qual enfatiza que o líder carismático é um dom e presente para os irmãos a quem ele passa a coordenar. Por meio das reflexões, entenderemos “Quanto bem pode fazer um líder que se deixa conduzir pelos carismas!”

No capítulo 1 do livro, “Qualidades e atributos do líder”, destaca-se a semelhança entre as organizações e as realidades comunitárias dos Grupos de Oração, em que, cada vez mais, são exigidos atributos e qualidades de um líder. Transformados em linguagem espiritual, quais seriam esses atributos? São algumas VIRTUDES e VALORES: coragem, lealdade, energia, humor, bom exemplo, calma, determinação, entusiasmo, confiança, fé, caráter, humildade e assim por diante. “Ora, qualquer um que no mundo empresarial desenvolva todos esses aspectos de liderança poderia dizer-se dele que alcançou a excelência. Por outro lado, se o ambiente for religioso, aquele que busca ascender a tal patamar, pode-se dizer que está em busca de uma vida de santidade.”

“Enquanto, na nossa vida cristã entendemos o desenvolvimento dessas e outras virtudes como sendo ‘degraus’ para uma vida de santidade, estas, se aplicadas às organizações, seriam traduzidas como excelência e competência. Afinal, nós, engajados nos Grupos de Oração, comunidades e paróquias, vivenciando os valores do Evangelho, também somos os mesmos que estamos na sociedade, no mundo do trabalho, da política, da educação e assim por diante.”

Espero que o conteúdo das reflexões feitas a partir desse livro possa contribuir para o exercício de nosso serviço como líder carismático nas mais diferentes instâncias de nossa coordenação.

 

Aproveito a ocasião para lembrá-los do nosso Retiro de Coordenadores, que acontecerá nos dias 29 e 30 de abril, na Casa de Ibaté, em São Roque. Com certeza, será um momento em que o Senhor fortalecerá nossa vida ministerial, nosso chamado, nossa docilidade ao agir e à condução do Espírito Santo… Enfim nossa liderança carismática!

Cresçamos juntos, irmãos, até o dia de Jesus Cristo!!!

 

Abraço Fraterno, Juninho!

Beata Elena Guerra, rogai por nós!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximos eventos

Não há eventos se aproximando neste momento.

Curta nossa Página

Facebook Pagelike Widget